
Alojamento na nuvem

Cada
vez mais temos a necessidade de aceder a todos os nossos dados quer sejam
fotografias, documentos ou até musicas em qualquer lugar seja através do nosso Smarthphone,
do nosso Tablet ou do nosso computador pessoal. Através desta necessidade
surgiram vários serviços que nos permitem ter acesso a este conteúdo através de
qualquer dispositivo e em qualquer lugar sem a necessidade de o ter no nosso
disco rígido por exemplo surgiu assim o “Cloud
Computing” ou serviços de alojamento na nuvem, sendo arias a opções
oferecidas em que os nossos ficheiros ficam alojados num servidor remoto em que
podemos ter acesso aos mesmos em qualquer parte do globo. No meu caso utilizo
bastante estes sistemas por exemplo para por os artigos do blogue em que posso
ter acesso aos mesmos e alterar ou terminar em qualquer dispositivo ligado a
internet podendo assim fazer alterações no meu local de trabalho sem ter de
transportar os dados comigo numa Pen-drive ou disco externo.
São
vários os serviços disponibilizados na Internet sendo talvez o Dropbox e o
Google Drive os mais conhecidos, neste artigo irei falar sobre alguns serviços
de hospedagem na Cloud sendo estes os mais utilizados.
Google Drive
O
serviço disponibilizado pela Google é um upgrade do já conhecido Google Docs em
que passamos a ter todos os nossos documentos criados no Google Docs
disponíveis no nosso computador, mas não se trata apenas disso podemos também
armazenar as nossas fotografias, imagens musicas e vídeos. Se tivermos a
aplicação do Google Drive instalada no nosso Smarthphone
ou Tablet esta fara o Upload
das nossas fotografias para a nuvem podendo ter acesso as mesmas através do
nosso computador ou Tablet quase instantaneamente. O espaço disponibilizado
gratuitamente é de 5 GB podendo se quisermos comprar espaço extra em que 25GB
custam $2,45, 100GB $4,99 e 1TB $49,99 por mês, o tamanho máximo dos arquivos a
ser armazenados não poderá exceder os 10 GB e existem aplicações para
dispositivos móveis com o sistema operativo Android assim como para Windows e
Mac OS X. É também possível a partilha de ficheiros através da criação de links
públicos ou privados. Este serviço e completamente integrado com todos os
serviços disponibilizados pela Google. Pessoalmente utilizo bastante este
serviço a nível pessoal, tendo alojado nele todas as minhas fotografias assim
como documentos pessoais, utilizo também este serviço para a criação de
documentos através do Google Docs em computadores de amigos, do trabalho ou
através do meu Tablet.
SkyDrive
A
Microsoft como é óbvio não quis ficar para traz neste mercado e como tal
disponibilizou também o seu serviço de alojamento na nuvem depois de alguns
altos e baixos este serviço passou a estar disponível a todos os utilizadores.
Talvez a sua grande mais valia seja o armazenamento disponibilizado
gratuitamente sendo este o maior face aos restantes contando com 7 GB de
armazenamento gratuito. A semelhança do Google Drive este serviço também nos
permite aceder aos nossos documentos armazenados nele assim como edita-los e
criar novos documentos recorrendo
para tal a uma versão disponibilizada pela
Microsoft do Office criado especificamente para este serviço. O tamanho máximo
dos arquivos a serem guardados é de 2 GB, se necessitarmos de espaço de
armazenamento extra os preços são de $1 para 20GB; $25 para 50GB e de $50 para 100GB
por mês. A nível de aplicações para dispositivos móveis podemos contar com
aplicações para Android, Windows Phone e IOS assim como para Windows e Mac OS X,
também nos é possível partilhar ficheiros através de links públicos ou pastas.
A
grande vantagem do SkyDrive é a sua perfeita integração com o serviço web
Office.com e o seu maior espaço de armazenamento disponibilizado face aos
restantes serviços. A nível pessoal raramente utilizo o SkyDrive pois não sou
utilizador do ecossistema disponibilizado pela Microsoft, utilizando apenas
este serviço para a criação de documentos a nível profissional em que tenha de
enviar os mesmos para varias pessoas e em situações em que não tenha comigo o
meu computador pessoal ou profissional.
Box
O
Box foi talvez dos primeiros serviços a aparecerem no mercado a par com o
Dropbox permitindo aos seus utilizadores o acesso directo a 5 GB de
armazenamento gratuito, este serviço permite também a integração com diversos
serviços externos o que facilita a integração dos nossos
ficheiros com os
mesmos. O Box disponibiliza também uma ferramenta que integra com o Microsoft
Office e que permite a edição de documentos directamente no nosso alojamento.
Caso tenhamos a necessidade de comprar espaço de alojamento extra os preços vão
desde $9.99 para 25 GB e $19.99 para 50 GB por mês. São também disponibilizadas
aplicações para dispositivos móveis como IOS, Android e BlackBerry, assim como
para Windows e Mac OS X, a partilha de ficheiros é feita através da criação de
links privados, o grande factor que o diferencia dos restantes serviços é a
possibilidade de edição de documentos partilhada na sua versão empresarial,
sendo este serviço bastante virado para o sector empresarial. Pessoalmente não
utilizo este serviço.
Dropbox
O
Dropbox é talvez o serviço de alojamento na nuvem mais conhecido eu que mais
utilizadores possui, as suas capacidades de utilização vão mais alem do que
apenas o alojamento de ficheiros existido dezenas de funções adicionais que
podem ser usadas com este serviço como a impressão de documentos remotamente ou
a hospedagem de uma pagina Web. A sua simplicidade de utilização e a grande
quantidade de utilizadores tornam-no o mais utilizado na Internet tendo este serviço
vindo a evoluir com vista a satisfazer todas as necessidades dos seus
utilizadores.
Embora
este serviço não seja o que disponha de maior espaço de armazenamento gratuito
para
os seu utilizadores dispondo apenas de 2 GB, o Dropbox permite que os
mesmos ganhem espaço adicional com a partilha de convites, tem sido possível
também obter espaço adicional de forma gratuita através da utilização de
versões de testes ou com o sincronismos de fotos.
Caso
tenhamos a necessidade de comprar espaço extra o mesmo tem o um preço que varia
entre $9.99 para 50 GB por mês e $99.00 por 100 GB por ano. A nível de
aplicações este é o serviço que mais plataformas e sistemas operativos abrange
estado disponíveis aplicações para IOS, Android, Blackberry, Windows, Mac OS X e
Linux sendo esta uma das suas grandes mais-valias face a algumas soluções
existentes no mercado, é possível a partilha de ficheiros através da criação de
links para ficheiros ou pastas, também é possível visualizar todos os ficheiros
no browser de internet.
Pessoalmente
utilizo o Dropbox a nível profissional como por exemplo é aonde eu coloco todos
os artigos que escrevo permitindo-me assim de esta maneira ter acesso aos
mesmos para os poder alterar ou até publicar.
Sugarsync
O
Sugarsync é talvez o serviço que é menos utilizado pela maioria dos
utilizadores embora isto não signifique que as suas características e serviços
disponibilizados sejam fracos pelo contrário, este serviço é de todos o que se
integra melhor com dispositivos moveis e o que oferece o melhor sistema de
sincronização, a juntar a todas funções existe também a vantagem de ser
possível sincronizar com os seus serviços qualquer pasta que tenhamos no nosso
computador em vez de uma pasta especifica como acontece com os outros serviços,
funcionalidade esta que tem sido pedida pelos utilizadores de outros serviços.
A
nível de espaço disponibilizado gratuitamente o Sugarsync oferece 5 GB sendo os
preços de espaço extra $4.99 para 30 GB, $9.99 para 60 GB e de $14.99 para 100
GB por mês. São também disponibilizadas aplicações para dispositivos móveis e
computadores podendo assim contar com aplicações para IOS, Android, BlackBerry,
Symbian, Windows Mobile, Windows e Mac OS X, alias este serviço é o que mais
aplicações para diferentes sistemas operativos oferece. A nível de partilha de
ficheiros esta apenas é possível partilhando pastas e com utilizadores
registados no serviço outro factor bastante importante é a sua total integração
com o Outlook. Pessoalmente não utilizo este serviço pois não atende a muitas
das minhas necessidades por ventura tenho pensado em vir a utiliza-lo como uma
opção para backups automáticos de algumas pastas não tendo assim a necessidade
de ter um disco externo ligado a cada computador para realizar os mesmo.
Existem
bastante mais serviços de alojamento na nuvem como o Icloud, mediafire, mega ou
o gobbler este ultimo criado especificamente para músicos e at[e oportugues Meocloud que ofereçe 16Gbs de armazenamento gratuito, todos com as suas
particularidades mas bastante semelhantes com os aqui apresentados.
Actualmente
utilizo bastante apenas dois destes serviços o Google Drive devido a utilização
que faço de todo o ecossistema da Google e gostar bastante dessa solução e a
nível profissional utilizo o Dropbox devido as suas infinitas possibilidades e
funcionalidades, também utilizo esporadicamente o SkyDrive mas apenas quando é
necessário ou vou trabalhar em um computador que não possua Microsoft Office
como é o caso dos computadores com Linux.
E
vocês já conheciam estas soluções de armazenamento On-line, quais utilizam e
quais são as que vocês preferem e porque?
Não
se esqueçam de comentar, criticar, reclamar e tudo o que possam imaginar
acabado em ….ar…. e também de seguir o nosso blog.
Special Offer for Beelink MXIII II TV Box

Sem comentários:
Enviar um comentário