sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Serviços de alojamento na cloud


Alojamento na nuvem



            Cada vez mais temos a necessidade de aceder a todos os nossos dados quer sejam fotografias, documentos ou até musicas em qualquer lugar seja através do nosso Smarthphone, do nosso Tablet ou do nosso computador pessoal. Através desta necessidade surgiram vários serviços que nos permitem ter acesso a este conteúdo através de qualquer dispositivo e em qualquer lugar sem a necessidade de o ter no nosso disco rígido por exemplo surgiu assim o “Cloud Computing” ou serviços de alojamento na nuvem, sendo arias a opções oferecidas em que os nossos ficheiros ficam alojados num servidor remoto em que podemos ter acesso aos mesmos em qualquer parte do globo. No meu caso utilizo bastante estes sistemas por exemplo para por os artigos do blogue em que posso ter acesso aos mesmos e alterar ou terminar em qualquer dispositivo ligado a internet podendo assim fazer alterações no meu local de trabalho sem ter de transportar os dados comigo numa Pen-drive ou disco externo.
            São vários os serviços disponibilizados na Internet sendo talvez o Dropbox e o Google Drive os mais conhecidos, neste artigo irei falar sobre alguns serviços de hospedagem na Cloud sendo estes os mais utilizados.

Google Drive

            O serviço disponibilizado pela Google é um upgrade do já conhecido Google Docs em que passamos a ter todos os nossos documentos criados no Google Docs disponíveis no nosso computador, mas não se trata apenas disso podemos também armazenar as nossas fotografias, imagens musicas e vídeos. Se tivermos a aplicação do Google Drive instalada no nosso Smarthphone
ou Tablet esta fara o Upload das nossas fotografias para a nuvem podendo ter acesso as mesmas através do nosso computador ou Tablet quase instantaneamente. O espaço disponibilizado gratuitamente é de 5 GB podendo se quisermos comprar espaço extra em que 25GB custam $2,45, 100GB $4,99 e 1TB $49,99 por mês, o tamanho máximo dos arquivos a ser armazenados não poderá exceder os 10 GB e existem aplicações para dispositivos móveis com o sistema operativo Android assim como para Windows e Mac OS X. É também possível a partilha de ficheiros através da criação de links públicos ou privados. Este serviço e completamente integrado com todos os serviços disponibilizados pela Google. Pessoalmente utilizo bastante este serviço a nível pessoal, tendo alojado nele todas as minhas fotografias assim como documentos pessoais, utilizo também este serviço para a criação de documentos através do Google Docs em computadores de amigos, do trabalho ou através do meu Tablet.


SkyDrive


            A Microsoft como é óbvio não quis ficar para traz neste mercado e como tal disponibilizou também o seu serviço de alojamento na nuvem depois de alguns altos e baixos este serviço passou a estar disponível a todos os utilizadores. Talvez a sua grande mais valia seja o armazenamento disponibilizado gratuitamente sendo este o maior face aos restantes contando com 7 GB de armazenamento gratuito. A semelhança do Google Drive este serviço também nos permite aceder aos nossos documentos armazenados nele assim como edita-los e criar novos documentos recorrendo
para tal a uma versão disponibilizada pela Microsoft do Office criado especificamente para este serviço. O tamanho máximo dos arquivos a serem guardados é de 2 GB, se necessitarmos de espaço de armazenamento extra os preços são de $1 para 20GB; $25 para 50GB e de $50 para 100GB por mês. A nível de aplicações para dispositivos móveis podemos contar com aplicações para Android, Windows Phone e IOS assim como para Windows e Mac OS X, também nos é possível partilhar ficheiros através de links públicos ou pastas.
            A grande vantagem do SkyDrive é a sua perfeita integração com o serviço web Office.com e o seu maior espaço de armazenamento disponibilizado face aos restantes serviços. A nível pessoal raramente utilizo o SkyDrive pois não sou utilizador do ecossistema disponibilizado pela Microsoft, utilizando apenas este serviço para a criação de documentos a nível profissional em que tenha de enviar os mesmos para varias pessoas e em situações em que não tenha comigo o meu computador pessoal ou profissional.

Box

            O Box foi talvez dos primeiros serviços a aparecerem no mercado a par com o Dropbox permitindo aos seus utilizadores o acesso directo a 5 GB de armazenamento gratuito, este serviço permite também a integração com diversos serviços externos o que facilita a integração dos nossos
ficheiros com os mesmos. O Box disponibiliza também uma ferramenta que integra com o Microsoft Office e que permite a edição de documentos directamente no nosso alojamento. Caso tenhamos a necessidade de comprar espaço de alojamento extra os preços vão desde $9.99 para 25 GB e $19.99 para 50 GB por mês. São também disponibilizadas aplicações para dispositivos móveis como IOS, Android e BlackBerry, assim como para Windows e Mac OS X, a partilha de ficheiros é feita através da criação de links privados, o grande factor que o diferencia dos restantes serviços é a possibilidade de edição de documentos partilhada na sua versão empresarial, sendo este serviço bastante virado para o sector empresarial. Pessoalmente não utilizo este serviço.


Dropbox

            O Dropbox é talvez o serviço de alojamento na nuvem mais conhecido eu que mais utilizadores possui, as suas capacidades de utilização vão mais alem do que apenas o alojamento de ficheiros existido dezenas de funções adicionais que podem ser usadas com este serviço como a impressão de documentos remotamente ou a hospedagem de uma pagina Web. A sua simplicidade de utilização e a grande quantidade de utilizadores tornam-no o mais utilizado na Internet tendo este serviço vindo a evoluir com vista a satisfazer todas as necessidades dos seus utilizadores.
            Embora este serviço não seja o que disponha de maior espaço de armazenamento gratuito para
os seu utilizadores dispondo apenas de 2 GB, o Dropbox permite que os mesmos ganhem espaço adicional com a partilha de convites, tem sido possível também obter espaço adicional de forma gratuita através da utilização de versões de testes ou com o sincronismos de fotos.
            Caso tenhamos a necessidade de comprar espaço extra o mesmo tem o um preço que varia entre $9.99 para 50 GB por mês e $99.00 por 100 GB por ano. A nível de aplicações este é o serviço que mais plataformas e sistemas operativos abrange estado disponíveis aplicações para IOS, Android, Blackberry, Windows, Mac OS X e Linux sendo esta uma das suas grandes mais-valias face a algumas soluções existentes no mercado, é possível a partilha de ficheiros através da criação de links para ficheiros ou pastas, também é possível visualizar todos os ficheiros no browser de internet.
            Pessoalmente utilizo o Dropbox a nível profissional como por exemplo é aonde eu coloco todos os artigos que escrevo permitindo-me assim de esta maneira ter acesso aos mesmos para os poder alterar ou até publicar.

Sugarsync

            O Sugarsync é talvez o serviço que é menos utilizado pela maioria dos utilizadores embora isto não signifique que as suas características e serviços disponibilizados sejam fracos pelo contrário, este serviço é de todos o que se integra melhor com dispositivos moveis e o que oferece o melhor sistema de sincronização, a juntar a todas funções existe também a vantagem de ser possível sincronizar com os seus serviços qualquer pasta que tenhamos no nosso computador em vez de uma pasta especifica como acontece com os outros serviços, funcionalidade esta que tem sido pedida pelos utilizadores de outros serviços.

            A nível de espaço disponibilizado gratuitamente o Sugarsync oferece 5 GB sendo os preços de espaço extra $4.99 para 30 GB, $9.99 para 60 GB e de $14.99 para 100 GB por mês. São também disponibilizadas aplicações para dispositivos móveis e computadores podendo assim contar com aplicações para IOS, Android, BlackBerry, Symbian, Windows Mobile, Windows e Mac OS X, alias este serviço é o que mais aplicações para diferentes sistemas operativos oferece. A nível de partilha de ficheiros esta apenas é possível partilhando pastas e com utilizadores registados no serviço outro factor bastante importante é a sua total integração com o Outlook. Pessoalmente não utilizo este serviço pois não atende a muitas das minhas necessidades por ventura tenho pensado em vir a utiliza-lo como uma opção para backups automáticos de algumas pastas não tendo assim a necessidade de ter um disco externo ligado a cada computador para realizar os mesmo.

            Existem bastante mais serviços de alojamento na nuvem como o Icloud, mediafire, mega ou o gobbler este ultimo criado especificamente para músicos e at[e oportugues Meocloud que ofereçe 16Gbs de armazenamento gratuito, todos com as suas particularidades mas bastante semelhantes com os aqui apresentados.


            Actualmente utilizo bastante apenas dois destes serviços o Google Drive devido a utilização que faço de todo o ecossistema da Google e gostar bastante dessa solução e a nível profissional utilizo o Dropbox devido as suas infinitas possibilidades e funcionalidades, também utilizo esporadicamente o SkyDrive mas apenas quando é necessário ou vou trabalhar em um computador que não possua Microsoft Office como é o caso dos computadores com Linux.

            E vocês já conheciam estas soluções de armazenamento On-line, quais utilizam e quais são as que vocês preferem e porque?

            Não se esqueçam de comentar, criticar, reclamar e tudo o que possam imaginar acabado em ….ar…. e também de seguir o nosso blog.

Special Offer for Beelink MXIII II TV Box

Sem comentários:

Enviar um comentário